O mundo dos vinhos é apaixonante, inicialmente nos tornamos consumidores apenas porque gostamos de vinho, e quando menos esperamos estamos com algumas garrafas extras em casa. Com o passar dos anos, estamos explorando novas regiões, novas uvas, nos aprofundando nos conhecimentos da viticultura e a quantidade de garrafas em casa só aumenta.
Muitas vezes fazemos uma compra um pouco maior em virtude de uma boa promoção, ou porque vamos organizar um evento em casa, e quando nos damos conta não sabemos como melhor armazenar essas garrafas de vinho.
O vinho tem suas particularidades, e nesse texto vamos explicar um pouco o podemos fazer para melhor armazená-lo, podendo ou não despender de altos investimentos para isso. Muitas vezes o senso comum e utensílios básicos serão o suficiente.
Por que armazenar o vinho de forma adequada?
Como a grande maioria do que consumimos e ingerimos em nosso corpo, o vinho também precisa ser armazenado de forma correta e adequada para que possa durar mais, e não acelerar seu processo de depreciação ao longo do tempo. E o armazenamento de forma inadequada trará alterações na coloração, aromas e sabor do vinho, e em muitos casos pode até estraga-lo a ponto de se tornar impróprio para consumo.
Vamos considerar os vinhos que em sua grande maioria são vendidos em garrafas de vidro, e aqui vão alguns pontos que devemos considerar:
- Os vinhos com vedação em rolhas devem ser armazenados na posição horizontal (deitados), de forma que o líquido da garrafa mantenha contato com a rolha ao longo do tempo, e assim evitando que a mesma resseque e deixe maiores espaços para entrada de oxigênio, o que irá acelerar o processo de oxidação do vinho;
- Vinhos com tampas de rosca, também conhecidas como “Screw Caps” podem ser armazenados na posição vertical (em pé), pois não necessitam desse contato do líquido com a tampa vedante. De toda forma, armazená-lo na posição horizontal também não será um problema;
- A temperatura do local de armazenagem deve ser constante e estar entre 10°C a 15°C, pois nessas temperaturas as reações químicas costumam ser mais lentas, e os extremos de calor ou frio podem afetar as características do vinho;
- Evite locais onde possa haver vibrações, para que o vinho repouse sem maiores agitações na garrafa e consequentemente no líquido.
Tendo esses pontos como senso comum, o primeiro lugar que pensamos são adegas climatizas. Com certeza são as melhores opções, pois preenchem todos esses requisitos. Em muitos casos será possível definir 2 temperaturas diferentes, onde reservamos uma temperatura entre 10°C a 11°C para vinhos brancos, como o Vin Chardonnay, ou Bellavista Desirée Sauvignon Blanc, rosés e espumantes como o Vin Rosé, o Vic, Bellavista Desirée Blanc de Noir, Cuvée Prestige, e temperaturas de 13°C a 15°C para vinhos tintos jovens com o Vin Cabernet Sauvignon, ou longevos como o Petit Verdot Reserva ou Paralelo 31 Gran Reserva.
Dessa forma os vinhos estarão com boas temperaturas de armazenamento, e próximos das temperaturas de serviço, que irão variar de acordo com o estilo, corpo do vinho e a temperatura ambiente de onde serão servidos.
Mas e se não tenho uma adega climatizada?
Como mencionamos, conhecendo os principais fatores a se considerar na armazenagem de vinhos, podemos utilizar diverso locais para armazenagem.
Podemos começar evitando alguns locais comuns como a cozinha, perto de fornos e fogões, onde haverá oscilação de temperatura. Muito comum também, e equivocado, deixar guardado perto da churrasqueira, em na varanda do apartamento onde haverá essa forte oscilação de temperatura, e incidência de luz.
O que me sobra em uma residência comum? Se sua adega está lotada e estão sobrando garrafas, ou se não tem adega, um armário fechado, como gavetas de uma cristaleira na sala, nichos, que cobrem toda a garrafa, em locais apropriados, e mesmo armários de roupas, pois são locais que apesar de não conseguirem refrigerar o vinho, irão atender todas as demais condições necessárias. Pode até não te trazer uma exposição de seus vinhos para suas visitas, mas melhor que expor seus vinhos e servi-los com sabores desagradáveis, muito melhor é surpreender com bons vinhos corretamente armazenados.
Por: Denis Trombino
Sommelier Bueno Wines