Saiba quais os melhores vinhos para degustar no outono.
O Outono é uma estação maravilhosa, onde as temperaturas se tornam mais amenas, e o finais de tarde e noites trazem brisas mais refrescantes.
Sabemos que em nosso enorme país tropical quanto mais próximo da linha do equador talvez se torne um pouco mais difícil sentir essas variações ainda no início de outono. Contudo, as belezas visuais dessa estação já serão um belo convite para uma boa taça de vinho.
Então vamos pensar nas características a considerar
As refeições passam a ganhar um pouco mais de estrutura, e já não precisam ser tão leves quanto no verão. É comum vermos grelhados de carne vermelha, massas, risotos, misturas com queijos, e em algumas regiões em determinado momento do outono, até um fondue começa a aparecer.
Somando-se ao clima, nossa pedida de vinho tende a ser vinho com um pouco mais de corpo também para acompanhar os pratos.
Espumantes, branco ou tintos?
Sempre haverá espaço para todos, desde que possamos entender as características do vinho e o que buscamos naquele momento.
Queremos vinhos com corpo médios, com taninos moderados, acidez e álcool médios, com isso a temperatura de serviço ideal para o vinho será mais um ponto positivo para essa época do ano, de forma que possamos equilibrar a meia estação.
Os vinhos espumantes com um pouco mais de estrutura e corpo, que se utilizam da Chardonnay e Pinot Noir em sua composição, e são produzidos pelo método Tradicional (Champenoise) como o Cuvée Prestige é uma boa pedida.
Vinho branco como Vin Chardonnay, servido a uma temperatura 12°C a 13°C também será uma ótima companhia em diferentes momentos e diferentes harmonizações.
Vinhos tintos com as características mencionadas, usualmente são fáceis de agradar no paladar, como Bellavista Desirée Merlot, o Vin Cabernet Sauvignon já são duas ótimas opções. E para fechar com chave de ouro o La Valletta Rosso di Montalcino é um vinho espetacular que será ótimo como o ator principal de uma degustação ou acompanhando uma boa refeição. Um vinho que sempre me surpreende e com certeza sempre ganha goles de apreciação.
Por: Denis Trombino
Sommelier Bueno Wines