Por que comemoramos o dia do cliente? O que é o dia do cliente? Por que existe o dia do cliente?
O dia do cliente, por muito que se pareça, não é somente um dia para dar descontos aos clientes e aumentar as vendas, ou proporcionar melhores oportunidades aos clientes. Vamos tentar entender um pouco mais sobre isso.
Quando foi criado?
O Dia Nacional do Cliente foi criado em 2003, por um empresário gaúcho, com a ideia prestar uma homenagem, fidelizar e aproximar o cliente do vendedor/produtor.Afinal, nunca existirá comércio se não existir clientes.
Os anos se passaram e comércio passou a adotar a ideia, até que em 2015 a Câmara dos Deputados decretou o dia 15 de Setembro como o Dia Nacional do cliente.
Por que os descontos?
Se a ideia é prestar uma homenagem aos clientes, que são a razão do comércio existir, nada mais justo que realizar eventos para aproximá-los, mostrar o quão importante são para empresa, e como forma de presenteá-los, o presente pode ser em forma de bons descontos, ou brindes em compras.
Também é celebrado em outros países
Sim, não é somente no Brasil que o Dia do cliente é celebrado. Nos Estados Unidos da América por exemplo existem 4 dias por ano para conhecer melhor o seu cliente, ter um feedback sobre seus produtos e serviços e lhes mostrar o quão importante eles são para você e para o seu negócio. O “Get to know your Customer day” é celebrado nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro.
Ainda nos EUA, a revista “CSM – Customer Service Managers”, informa que existe também uma data conhecida como “Customer Appreciation day”, uma data “volante” em que o dia do mês varia de acordo com a semana, pois celebra-se na terceira sexta-feira do mês de maio. Não é uma data oficial, mas muitos comerciantes já aderiram, com o intuito muito similar aos já mencionados acima.
Nós da Bueno Wines também somos extremamente gratos aos nossos clientes, que fazem parte dos nossos dias. Buscamos ouvi-los com atenção para os conhecer melhor, e assim podermos oferecer experiências inesquecíveis, e através de nossos produtos e serviços estarmos presentes no dia a dia de todos.
Buscamos sempre evoluir, e ter você como cliente já é a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho, e nos motiva para seguirmos em frente.
Muito Obrigado por estar conosco.
Por: Denis Trombino
Sommelier Bueno Wines.