Saiba um pouco mais sobre uma das uvas brancas mais conhecidas no mundo dos vinhos.
Sauvigno Blanc day.
Se você gosta um pouco de vinhos, ou já teve algum contato, mesmo que pequeno com esse universo, já ouviu ou leu em algum lugar o nome dessa famosa uva, a Sauvignon Blanc. Plantada nos quatro cantos do planeta para produção de vinhos, rende excelentes exemplares, em diferentes estilos, desde a França, Nova Zelândia, ao nosso Brasil que também produz ótimos vinhos dessa uva.
Origem
Autóctone (originária) da França, a Sauvignon Blanc surgiu em Bordeaux, uma das regiões mais importantes para os vinhos no mundo, e por lá ganhou outras diversas regiões, se adaptando muito bem e rendendo excelentes vinhos também em regiões mais ao norte de Bordeaux, como o Vale do Loire e suas sub-regiões em Sancerre e Pouilly Fumê.
A Sauvignon blanc também é responsável pelo surgimento da uva considerada a rainha das uvas tintas, pois foi de um cruzamento natural das castas Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc que surgiu a Cabernet Sauvignon.
Seus vinhos
A Sauvignon Blanc é uma casta branca da variedade vitisvinífera, que se adapta muito bem a diferentes tipos de climas e solos. Aromática, de acidez e frescor marcantes, as características de seus vinhos podem ser dos mais leves e descontraídos, aos mais encorpados, intensos e expressivos. Além de render grandes vinhos varietais, também é muito utilizada em blends, misturada com outras uvas. Tudo irá depender das escolhas do enólogo para o estilo de vinho que se busca.
A Sauvignon Blanc rende vinhos tranquilos, espumantes, licorosos, além de, por algumas vezes, entrar em alguns cortes de vinhos rosés.
Dois pontos interessantes a se considerar quando queremos tentar entender as características dos vinhos de Sauvignon Blanc, seria separar entre vinhos do Novo Mundo e do Velho Mundo, e climas quentes e climas mais frios. Além de outras diversas características que envolvem o terroir, podemos entender esses como pontos de partida.
Mesmo dentro do mesmo país, pode-se ter uma boa variação climática entre diferentes regiões, como exemplo as regiões do Chile, no “Vale do Casablanca”, onde os vinhos da Sauvignon Blanc podem trazer aromas de maracujá, lima e ervas, enquanto que no “Vale Central” que tende a ser uma região de clima mais quente, esses vinhos podem trazer aromas de frutas como maçã ou pêssego.
Destaques
Ainda que a França tenha alguns dos mais famosos e excelentes vinhos de Sauvignon Blanc, dentre os países do Novo Mundo, a Nova Zelândia ganhou destaque com seus vinhos dessa casta, onde ela se tornou a uva emblemática do país. Além da excelente qualidade, na Nova Zelândia 72% (aproximadamente) dos vinhos produzidos, e 85% dos vinhos exportados, são feitos de Sauvignon Blanc, e com isso se tornando referência em diversos países, também capazes de produzir excelentes vinhos dessa variedade, como África do Sul, Chile, Argentina, Estados Unidos e Brasil.
O International Sauvignon Blanc Day
Com tamanha importância e representatividade no mundo dos vinhos, essa uva ganhou um dia para se celebrar exclusivamente ela, e ocorre sempre na primeira sexta-feira do mês de maio.
Logo, o Sauvignon Blanc day é muito celebrado na Nova Zelândia, e em muitos países, principalmente do novo mundo, como África do Sul, Estado Unidos da América e Chile.
A Sauvignon Blanc e a Bueno Wines.
A fazenda Bellavista Estate da Bueno Wines está situada no chamado Paralelo 31 Sul. Faixa latitudinal no plano equatorial terrestre. A mesma faixa do Paralelo da Nova Zelândia, e algumas caraterísticas das regiões trazem certa similaridade, como exemplo o ponto de curvatura da Terra, índice de luminosidade solar, etc…
A Bueno Wines desde o início vem investindo em suas vinhas de Sauvignon blanc, a qual vêm rendendo excelentes frutos safra após safra, e com ela seguimos entregando vinhos cada vez melhores.
A Sauvignon Blanc é utilizada nos vinhos Espumante VIC, VIN Rosé, além do belíssimo varietal Bellavista Desirée Sauvignon Blanc, o qual nesta safra de 2023 rendeu o melhor Sauvignon Blanc que a vinícola já foi capaz de produzir.
Foi uma safra cheia de dificuldades para equipe que cuida das vinhas, mas que com todo conhecimento e experiência da Enóloga “Taiana Madeira” e a capacidade técnica de toda equipe, aliada as intempéries climáticas, nos entregaram um excelente fruto.
Estações do ano bem marcadas, grande amplitude térmica e a maior seca dos últimos 10 anos no período da colheita ajudaram a entregar esse excelente vinho, de ótimo frescor, com notas frutadas, cítricos, toque de ervas, leve herbáceo, e nuances minerais que se integram muito bem a esse excelente vinho.
Por: Denis Trombino
Sommelier Bueno Wines